O deputado federal Paulo Pimenta (PT) participou do programa Bom Dia Cidade, na manhã desta terça-feira (16), e destacou a destinação de recursos federais para o município, com ênfase no repasse ao Lar das Vovozinhas. Ele também deu atualizações sobre obras de infraestrutura, como a Travessia Urbana e a duplicação de 2,5 quilômetros da BR-392 na saída para São Sepé. O deputado comentou sobre a definição de seu nome para disputar uma vaga no Senado em 2026.
Recursos para o Lar das Vovozinhas
Durante a entrevista, Pimenta confirmou que o Lar das Vovozinhas foi contemplado em um edital da Fundação Banco do Brasil e deve receber cerca de R$ 400 mil antes do final de 2025. Segundo o deputado, o acompanhamento direto do processo foi decisivo para a liberação do recurso.
— Se Santa Maria não tivesse um representante, esse dinheiro estaria vindo para Santa Maria ou estaria indo para outro lugar do Brasil? É claro que estaria indo para outro lugar do Brasil — afirmou ele.
O parlamentar explicou que manteve contato frequente com a Fundação Banco do Brasil para garantir a publicação do edital e a conclusão do processo:
— Eu fiquei em cima. Ontem (terça) de manhã cedo, liguei para o Banco do Brasil, para a fundação, perguntei como é que estava. O edital saiu e, quando fechou o valor final líquido, vai cair na conta do Lar das Vovozinhas agora, antes do final do ano.
Conforme o presidente da instituição, Lucas Saccol Meyne, somente duas entidades foram beneficiadas no Estado e o empenho do deputado foi fundamental para garantir o recurso, que será utilizado para melhoria nutricional das refeições das mais de 120 vovós.
– Todos os dias são servidas as refeições e o custo acaba sendo expressivo, então este recurso é fundamental para auxiliar na melhora nutricional delas – completa o dirigente.
Travessia Urbana tem 98% das obras concluídas
Outro ponto abordado foi a situação da Travessia Urbana de Santa Maria. De acordo com Pimenta, cerca de 98% da obra já foi concluída, com diversos trechos liberados para uso da população ao longo dos últimos anos.
— A Travessia Urbana de Santa Maria é uma obra que foi ficando pronta e a comunidade usufruindo dela desde o primeiro momento — declarou.
O deputado afirmou que a obra ficou, praticamente, sete anos com ritmo reduzido por falta de recursos federais, o que exigiu a atualização de projetos e valores quando os trabalhos foram retomados. Segundo Pimenta, recentemente, foram garantidos cerca de R$ 20 milhões para o pagamento das etapas executadas em 2024 (a verba está por ser aprovada esta semana no Congresso) e a Travessia Urbana foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Agora, a partir de janeiro, todo o recurso necessário para a execução da obra está disponível. A expectativa, conforme o parlamentar, é de que a conclusão total ocorra entre março e maio de 2026.
— Eu gostaria muito que essa obra estivesse pronta até o aniversário de Santa Maria, no dia 17 de maio — confessou.
Estrada do Perau
Questionado sobre a recuperação da Estrada do Perau, ligação entre Santa Maria e Itaara, Pimenta explicou que o atraso ocorreu em razão de problemas no projeto original e no prazo de execução da obra. Segundo ele, a prefeitura recebeu autorização para executar os trabalhos em 2 de agosto do ano passado, com prazo de seis meses, mas a intervenção não foi realizada dentro do período previsto. Com a troca de gestão municipal, um novo projeto foi apresentado e aprovado.
— O recurso está empenhado, tem empresa contratada e agora cabe à prefeitura a execução da obra — informou.
Já segundo a prefeitura, esta semana estão sendo enviados documentos exigidos pela Defesa Civil Nacional para, só então, ter o aval de Brasília e poder iniciar a recuperação da estrada.
Candidatura ao Senado
Na reta final da entrevista, Pimenta confirmou que pretende concorrer ao Senado em 2026 e classificou a disputa como uma eleição majoritária de alto nível.
— Já joguei Campeonato Gaúcho, Brasileiro, Libertadores. Agora, vou para a Champions League — comparou, pois deve concorrer com nomes como Manuela D'Avila, o deputado federal Marcel Van Hattem e o atual governador Eduardo Leite.
Natural de Santa Maria, Pimenta destacou a relação próxima com a cidade e afirmou que não faz distinção partidária na destinação de recursos. Para o deputado federal, a trajetória política iniciada no município e a atuação em diferentes cargos o credenciam para a disputa ao Senado.
— Fui seis vezes deputado federal, quatro vezes o mais votado, recordista de votos na história do PT, ministro da Reconstrução e do interior. Eu acho que, pela primeira vez, existe a oportunidade de ter um senador dessa região, da região da Campanha, da Fronteira e da região Central, uma pessoa que, independente da questão partidária, conhece os problemas da região — alegou.
Homenagem na Câmara
Pimenta cumpre agenda em Santa Maria nesta terça-feira e recebe, às 15h, uma homenagem na Câmara de Vereadores, em reconhecimento ao trabalho realizado na reconstrução do Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu da vereadora Helen Cabral (PT).